Hygeia Biotech

Nossa missão é promover benefícios
à sociedade por meio de arranjos
produtivos inovadores, em projetos de
biotecnologia, no estado do Rio de Janeiro.

PROJETOS

Plataforma de Expressão de Proteínas Recombinantes

A produção heteróloga de proteínas de uso industrial e farmacêutico em leveduras oferece uma série de vantagens sobre plataformas de expressão em sistemas mais complexos, como em células de mamíferos. O desenvolvimento de uma plataforma de expressão de proteínas em leveduras combina a facilidade de manipulação, peculiar aos sistemas de expressão em organismos unicelulares, e agrega a conveniência de um sistema de expressão eucarioto.

Mecanismos de secreção de proteínas em leveduras ocorrem através de um aparato intracelular complexo, que permitem modificações pós-traducionais, como: formação de pontes dissulfeto, glicosilação do tipo N- e O- ligados, e maturação protéica. Considerando as limitações da espécie Saccaromyces cerevisiae como veiculo para expressão de proteínas, outras espécies de leveduras são usadas como hospedeiros para expressão heterologa de proteinas  (P. pastoris, H polymorpha). Entre as leveduras, estudos comparativos sugerem que a Yahowia lipolytica é um alternativa produtiva para produção heteróloga de proteínas, sobretudo devido a requerimentos nutricionais e atividades secretórias.

Além disso, a cepa da levedura Y lipolitica foi isolada nas águas da Baía de Guanabara, o que torna ainda mais relevante para a Hygeia a participação no projeto de desenvolvimento da plataforma de expressão de proteínas de interesse médico e industrial em um microorganismo brasileiro.

Este projeto é desenvolvido em parceria com a UFRJ através das unidades do Instituto de Química, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e do Instituto de Bioquímica Médica.

Contato e endereço

MAIL | LIMS