Hygeia Biotech

Nossa missão é promover benefícios
à sociedade por meio de arranjos
produtivos inovadores, em projetos de
biotecnologia, no estado do Rio de Janeiro.

PROJETOS

Sondas Moleculares


Fotos de núcleos celulares (azul) marcados com Sondas de DNA (verde e vermelha) desenvolvidas pela equipe Hygeia


As políticas de saúde buscam reduzir a mortalidade do câncer de mama que possui elevada taxa de óbito no Brasil em função de seu diagnóstico tardio e ao baixo acesso à medicações específicas para o tumor. Dessa forma, a busca por novas estratégias de diagnóstico e prognóstico é parte necessária das políticas de saúde pública visando a redução do número de casos. Este é um dos objetivos do Pacto pela Saúde consolidado através da portaria 399/GM de 2006.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que no ano de 2006 o número de novos casos de câncer de mama no Brasil foi de aproximadamente 48.000, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

Este projeto visa o desenvolvimento de sondas moleculares voltadas para a detecção das formas variantes mais severas do câncer de mama e a prototipagem de um kit diagnóstico para uso na rotina laboratorial de análises clínicas. A Hygeia desenvolve uma técnica de diagnóstico molecular, por hibridização in situ de fluorescência (FISH), utilizando sondas fluorescentes destinadas à identificação de sequências específicas do DNA genômico (Gen HER-2). Existe grande aceitação desta técnica  por diversos motivos: facilidade e rapidez em seu preparo e uso; e, qualidade das informações colhidas em curto espaço de tempo.

O projeto está em desenvolvimento com parceria da UFRJ através da unidade do Instituto de Ciências Biomédicas, no LaNCE (laboratório nacional de células tronco embrionárias) e possui contrato de subvenção econômica com a FINEP (Edital 2008).

Contato e endereço

MAIL | LIMS